Criação de búfalos é mais vantajosa que a de outros bovinos

Na apresentação em PPS "Búfalo na economia – maior vantagem para o bolso" destacamos os principais diferenciais e vantagens de se criar búfalos, dentre os quais:

  • Custo de produção 20% menor a favor do búfalo em relação a outra espécie de bovinos.
  • De todos os bovinos, o búfalo é o mais resistente a doenças. Devido esta rusticidade depende de pouco remédio.
  • Os bezerros bubalinos nascem com peso inferior aos de outros bovinos, mas na desmama já têm um peso superior.
  • O búfalo é o animal mais pacífico que serve o homem (segundo a ONU).
  • A fertilidade da búfala é superior a da vaca bovina (a búfala gera 30% mais bezerros dentro de um mesmo período).
  • A mortalidade de bezerros bubalinos  é de 2,5%, ao passo que a do outro bovino é de 4%.
  • O búfalo tem o dobro de força do boi, bom de sela e de tração.É um verdadeiro trator.
  • O couro de búfalo tem o dobro de espessura do de boi. É um couro muito mais resistente e usado em estofamento de aviões.
  • Búfalos têm o dobro de força nas mandíbulas e de flora ruminal, portanto consomem as pastagens nativas (mais duras e fibrosas) que são rejeitadas pelo gado de outros bovinos.
  • O leite de búfala produz quase o dobro de queijo (1kg de queijo = 6 litros de leite de búfala ou 10 litros de leite de vaca)

O Brasil possui o maior rebanho de búfalos das Américas, com cerca de três milhões de animais sendo 30% das criações destinadas à produção leiteira, que nos últimos anos cresceu em torno de 45%. (fonte: Diário de Iguape)

"Ainda assim, falta matéria-prima", reclama Jorge Narkidi, diretor do Levitari, um dos maiores laticínios do país, localizado em Sete Barras, no Vale do Ribeira (SP). Seus 90 fornecedores conseguem suprir 15 mil litros diários em época de pico, apesar de a empresa ter capacidade para processar 30 mil litros. O Levitari fabrica 40 toneladas de produtos por mês, para atender a uma clientela composta por supermercados, restaurantes, pizzarias e empórios. "Os pedidos aumentam, em média, 30% por ano", informa. (fonte: Sistema Brasileiro do Agronegócio)

...É na produção de leite que consegue os maiores lucros. “O manejo é mais simples que o de bovinos, a produtividade e o rendimento na fabricação de laticínios são maiores, além do produto ter maior valor agregado em comparação a laticínios tradicionais”. (fonte: Jornal A Tarde)

Além da mussarela de búfala (famosa principalmente no Sudeste do Brasil), a carne de búfalo (bastante apreciada no Sul do Brasil) possui 55% menos calorias, 40% menos colesterol, 11% mais proteína e 10% mais minerais que seus equivalentes bovinos. Assista nossa apresentação "Búfalo, proteína light" para saber mais sobre a importância do búfalo para a saúde.

RAÇAS DE BÚFALOS
No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano). 
Os animais da raça Mediterrâneo têm origem italiana, possuem aptidão tanto para produção de carne quanto de leite, têm porte médio e são medianamente compactos.
A raça Murrah, de origem indiana, apresenta animais com conformação média e compacta, cabeças leves e chifres curtos, espiralados enrodilhando-se em anéis na altura do crânio. 
Jafarabadi, também indiana, é a raça menos compacta e de maior porte, apresenta chifres longos e de espessura fina, com uma curvatura longa e harmônica. 
A raça Carabao é a única adaptada às regiões pantanosas, e está concentrada na ilha de Marajó, no Pará; teve sua origem no norte das Filipinas, apresenta pelagem mais clara, cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, porte médio e capacidade para produção de carne e leite, além de serem bastante utilizados como força motriz. (fonte: Wikipedia. foto: ABCB)

COMPRA E VENDA DE BÚFALOS
Se você é pecuarista e deseja comprar ou vender novilhos de búfalos visite o site da ABCB.

 

 

QUEM SOMOS:

Associação de Criadores de Búfalos de Mato Grosso do Sul

CGC. 05.492.291.0001-04, estatutos arq. no 4. Of. Reg. Título e Docs. de Campo Grande - MS. sob n. 27104 em 18/11/02

DIRETORIA:
Presidente: Dr. Antonio Rozario Migliorini, CPF 041.624.048-87, brasileiro, pecuarista, residente a R. Pastor Julio Ferreira de Alencar, 556 , em Nova Andradina, CEP. 79.750.000 - M S., Fones (067) 3441.1456 e 8183.2969,
bufalo@bubrasil.com.brbubrasil@uol.com.br
Segundo Presidente: Eduardo Aziz Haik, brasileiro, casado residente em Andradina, SP., Fones (018) 3722.3995,   Faz. 9954.8371 e 9978.1160,
eduhaik@hotmail.com

Primeiro Secretario: Celso Augusto Caleffe de Souza, brasileiro, casado, zootecnista, residente a rua Gonçalo Alves, 82 em Campo Grande - MS. CPF. 436.452.759-91, Fones: (67) 3354.4000
Primeiro Tesoureiro: André Caleffi de Souza, brasileiro, casado, médico veterinário, residente a R. Claudio, 25, Barrio Giocondo Orsi. em Campo Grande - MS., CEP. 79.022.070, CPF. 528.180.471.-53, RG. 4351390-7 PR. Fones (67) 3352.1441 e
9982.5268 - bellabufala@hotmail.com

 

You are here: